Á Conferência Lusófona das Ciências da Comunicação – 2022 promoveu uma reflexão profunda sobre os desafios da inclusão digital no painel dedicado às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), sob o lema “Inovar sem excluir”.
Moderado por Esselina Macome, PCA do Standard Bank e Directora do FSDMoç, o painel reuniu especialistas de renome internacional, entre eles Bernardo Mariano Junior (Nações Unidas), Isabel Neto (Banco Mundial), Américo Muchanga (Aeroportos de Moçambique), e outros profissionais das áreas de governação digital, cibersegurança e telecomunicações.
Os oradores abordaram temas centrais como o papel das TIC’s na promoção da cidadania digital, os esforços em curso para garantir o acesso equitativo à informação e as estratégias para reduzir as barreiras que ainda limitam a participação de milhões de pessoas na sociedade do conhecimento.
A conferência reforçou a importância de políticas e práticas que garantam que a transformação digital não deixe ninguém para trás, garantindo que a tecnologia seja uma ferramenta de inclusão e desenvolvimento para todos.